Brincar com as bonecas ou bonecos ajuda a criança a conhecer o meio ambiente. Além disso, desenvolve a atividade sensorial, tato, movimento e equilíbrio. Transmite para a criança a vivência do seu próprio ser. A boneca ou boneco se converte em uma companhia, transmitindo presença humana, fazendo com que a criança não se sinta só. Nesta vivência a criança aprende a conviver com outras pessoas.
Os bonecos e as variadas etnias
As bonecas e bonecos podem desenvolver um papel importante para que a criança identifique e reconheça a diversidade humana.
A criança pode ter a sua boneca ou boneco como seu espelho, onde se reflete sua anatomia e suas características étnicas. Através desta identificação étnica com a boneca, a criança pode fortalecer sua identidade, aprender a valorizar a si e aos seus semelhantes e reconhecer, para toda a vida, suas raízes, livre de preconceitos ou estereótipos.
Quando a criança tem acesso a bonecas de etnias diferentes da sua ela aprende a amar e a conviver com as diferenças. O brincar ajuda a promover a interação social, a tolerância e o respeito pelas diferenças. Crianças que, no brincar livre, têm a oportunidade de aprender a conviver com a diversidade social tornam-se adultos mais preparados para a vida em sociedade.
Acreditamos que o brincar é uma parte fundamental da infância e que meninas e meninos tem esse direito. Para contribuir com um brincar saudável a nossa turma de bonecos é bem diversa, para que qualquer criança possa se sentir representada. Criamos bonecas e bonecos de pano, feitos de forma segura e afetuosa, contemplando as mais diversas etnias e características para que nossas meninas e meninos possam escolher aquela companhia que melhor se encaixa com eles. É muito importante que nossas crianças aprendam desde cedo a ter respeito por todos os seres humanos, independente de sua cor, credo ou gênero.
0 Comentários